terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Para Você Que Faz Parte Da Nossa Comunidade Anibal

Uso de blogs na educação

Um dos muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.

Os blogs são páginas na internet (Web), onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse. A tecnologia atual dos weblogs permite que os usuários publiquem conteúdos sem a exigência de familiaridade com essa ferramenta ou entenda de linguagem de programação. Se diferenciam de um livro pela possibilidade de atualização rápida, freqüente e da utilização de figuras, sons, vídeos e outros de maneira rápida, fácil e dinâmica. Um outro diferencial dos blogs é a capacidade de interação: as pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade. Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interajam sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog em qualquer momento que desejar.

Seu uso na educação

Com o surgimento de ferramentas de publicação amigáveis, escolas, universidades e estudantes puderam começar a tirar proveito da internet como uma ferramenta que rompe barreiras espaço/tempo, conecta culturas e línguas e permite a comunicação em escala global. O blog é uma ferramenta colaborativa e embora não tenha sido criado para este fim, foi na educação que ele se expandiu e ganhou força. Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Os conceitos de interação, cooperação e colaboração que o blog permite trabalhar tem suporte nas teorias construtivistas e interacionistas cuja principal contribuição recai sobre a importância da interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Pode ser utilizado pelos professores de diversas modalidades de ensino e de todas as áreas do conhecimento como uma ferramenta de co-autoria de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão criando o domínio da ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário